Maçonaria Adonhiramita

Maçonaria Adonhiramita é acima de tudo AMOR! E o Rito Adonhiramita obriga a esse exercício, estabelecendo como norma de tratamento: Am\ Ir\

Todos sabem que a repetição é a melhor forma de ensinamento, e esse método de tratar do Rito Adonhiramita acaba fazendo os IIr\vibrarem o magnetismo do AMOR, proporcionando a harmonia que deve existir entre os seres humanos. E é tanto verdade o fato da repetição que hoje uma grande parcela de IIr\, acham erradamente que o G\O\B\foi fundado no Rito Moderno, até pela repetição errada de alguns autores.

Mas se esses AAm\ IIr\ se derem ao trabalho de ler na Ata de re-fundação da Loja Comércio e Artes, publicada no Boletim do G\O\B\, de Janeiro/Fevereiro de 1902, lerão com todas as letras que a Loj\ Primaz do G\O\B\que foi fundada no Rito Adonhiramita sob os Auspícios do G\O\de Portugal e Algarve. E se posteriormente lerem as Atas do G\O\B\quando as três Lojas Comércio e Artes, União e Tranqüilidade e Esperança de Nitheroy se reuniram na chamada "Grande Loja", irão constatar e ratificar que o Grande Oriente Brasílico, como foi inicialmente denominado, foi fundado no Rito Adonhiramita, decidindo depois passar para o Rito Moderno, como se lê na 5ª Ata de 12 de julho de 1822, mas continuou trabalhando no Rito Adonhiramita até o seu fechamento por D. Pedro I, o seu 2º Gr\Mest\, em 25/10/1822 pela falta de Reguladores (Rituais). Somente na reabertura em 23 de Novembro de 1831, voltando a ter José Bonifácio como Grão Mestre (ele foi eleito 1º Gr\ Mest\) se começa a trabalhar no Rito moderno. Pra efeitos de pesquisa destinado a estudiosos, em 1923, o Boletim do G\O\B\publicou uma cópia das dezenove Atas do 1º período de 17/07/1822 à 11/10/1822.

Assim sendo a verdade é que o Rito Adonhiramita foi que deu início ao G\O\Brasílico, em 24 de Janeiro de 1822, como aliás, foi reconhecido pela justiça profana na interdição do Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro, quando por questões eleitorais, a justiça profana interditou o Palácio, dando depois ao EXCELSO CONSELHO DA MAÇONARIA ADONHIRAMITA, o deferimento de "Fiel Depositário", por ser o RITO PATER do G\O\B\conforme despacho do Dr. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Nilton Mondego de Carvalho Lima, em 06/06/1978, no processo nº 96/100.

E este Rito que tem sua sede mundial no Brasil, Rio de Janeiro, continue LEVANT\TTEMP\ÀS VVIRT\DOS AAM\IIR\, PARA CAV\MMASM\AOS SEUS ERROS E TORNAR A NOSSA HUMANIDADE MELHOR, QUE É O DESEJO DE TODAS AS MAÇONARIAS.

Isaac Newton

M\ I\

A.'.R.'.L.'.S.'. Hipólito da Costa

Fonte

Domingos Fernandes Dias

Grande Provedor de Justiça do ECMA

Voltar